A oposição de Caxias estabeleceu o próximo dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher), para anunciar o candidato a prefeito que enfrentará o grupo do prefeito Fábio Gentil. Alguns critérios foram estabelecidos para a escolha: pesquisa qualitativa e quantitativa.
Os critérios estabelecidos para a escolha do candidato prometiam uma decisão fundamentada, mas a realidade parece mais próxima de um thriller político do que uma decisão estratégica. A pesquisa quantitativa, comandada pelo instituto Amostragem, do Piauí, apontou o deputado federal Paulo Marinho Jr. (PL) como líder, enquanto a qualitativa coroou o vereador Daniel Barros, Fiscal do Povo (PRD), como o favorito.
O encontro tenso entre Paulinho e Daniel, na tentativa de um entendimento, revelou desavenças profundas, colocando em risco a tão necessária unidade da oposição. O blog do Aylton Viana investigou os bastidores e reporta que a reunião não foi apenas um desentendimento, mas sim um campo de batalha político onde as diferenças afloraram de maneira explosiva.
Com a falta de consenso até agora, a data do anúncio do candidato fica em suspense, alimentando a ansiedade e incerteza na população. Em meio ao caos, quem vai levar a melhor parece ser Gentil Neto, que, mesmo ficando as sombras da pesquisa, pode emergir como o grande beneficiado deste embate político.
Rumores incendiários: deputados Josimar de Maranhãozinho e Marreca Filho consideram reunião de alto nível para controlar a tempestade interna na oposição de Caxias. O blog do Aylton Viana mantém a atenção sobre esse possível encontro estratégico, que pode se concretizar de hoje para amanhã.
Parece que essa pesquisa começou como o astro da festa, mas agora está prestes a se tornar o mestre das intrigas na oposição, dividindo-a em dois ou mais lados. Estou aqui, na ponta da minha cadeira, esperando o grande anúncio da oposição e a cerimonia de coroação do pré-candidato à prefeitura. Mas, sério, essa espera está mais longa do que fila de banheiro em show lotado. Vai ver, até lá, já inventaram o teletransporte, e eu chego mais rápido à conclusão dessa novela política.
"Nas trincheiras da política, a lealdade é muitas vezes sacrificada no altar da ambição. E é nesses momentos que as guerras internas podem destruir até os mais fortes." - Inspirado em 'Game of Thrones'.