A composição da Câmara Federal ganhou destaque recentemente com a movimentação de algumas cadeiras, entre elas as ocupadas por representantes femininas e figuras já conhecidas na política nacional. Em meio a essa dança das cadeiras, despontam nomes como o de Amanda Gentil, oriunda de Caxias, e Rosena Sarney, uma figura já consolidada na cena política.
O que chama atenção nesse rearranjo é a substituição de duas representantes femininas, que simbolizavam a força das mulheres maranhenses na política, por figuras como Remy Soares Filho, mais conhecido como "Remizinho", e Hildo Rocha. No MDB, a deputada federal Roseana Sarney cedeu seu assento ao primeiro suplente Hildo Rocha.
Já no Partido Progressista, Remizinho assumiu como segundo suplente, filho dos ex-prefeitos de Presidente Dutra, Irene Soares e Remy Soares (in memoriam). Amanda Gentil, deputada federal do mesmo partido, concedeu licença para que Remizinho assumisse, ela mesma filha do prefeito de Caxias, Fábio Gentil.
![]() |
Remizinho à esquerda assume no lugar de Amanda Gentil e Hildo Rocha à direita no lugar de Roseana Sarney. |
Alegações de problemas de saúde foram atribuídas à decisão de Roseana Sarney em ceder sua cadeira, porém, nos bastidores, há rumores de que essa escolha visava acalmar Hildo Rocha. Rocha demonstrou insatisfação desde que foi removido do cargo de número 2 do Ministério das Cidades.
A posse de "Remizinho" na Câmara Federal promete ser tema para uma próxima matéria, onde serão fornecidas informações mais precisas e detalhadas [...]. Como analista político, comprometo-me a não deixar os leitores curiosos por muito tempo. Aguardem para o próximo capítulo.
Qual diferença irá fazer, termos a Roseana Sarney ou Amanda Gentil? Absolutamente nenhuma, ambas são irrelevantes, no aspecto de produtividade legislativa. No caso especifico de Amanda, isso é até natural, afinal de contas, ela é filha de Fábio Gentil, o ex-vereador mais MEDÍOCRE da história de Caxias.